segunda-feira, 9 de maio de 2011



Um AVA que vem tendo destaque entre as instituições, é o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), ambiente de aprendizagem desenvolvido pelo Australiano Martin Dougiamas em 1999. Desenvolvido em uma plataforma de Software Livre, de uma forma geral pode ser baixado, instalado e modificado por qualquer pessoa do mundo, estando disponível no Site http://www.moodle.org.
Por se tratar de uma ferramenta livre, o Moodle sai na frente de outras ferramentas por não ter custo de aquisição de licença. Utiliza a linguagem PHP e Banco de Dados MySql, mas é possível também utilizar outros bancos de dados que existem no mercado. O benefício por si só em ser gratuito não garante que a ferramenta venha atender a todos os aspectos e necessidades de todas as instituições que utilizam.
Por se tratar de código aberto, pressupõe que um programador possa alterar o código ou criar novos módulos para adpatar a necessidade de cada instituição. Mas essa é a hora de analisar qual a demanda para não errar na hora de escolher qual será a melhor ferramenta de Ava.
Portanto, cabe aos profissionais de Tecnologia da Informação, junto às pessoas interessadas na Implantação de um AVA, analisar criteriosamente qual será a demanda para buscar a melhor solução, mesmo que essa solução possa ter um custo de aquisição de uma ferramenta. Modelos prontos muitas vezes são engessados e geram mais trabalho do que solução e considero que estamos em constante processo de amadurecimento do E-learning, onde conquistar a confiabilidade e credibilidade do cursista é uma tarefa diária e falhas podem gerar uma desconfiança quanto ao uso da metodologia.
Frases e citações de Paulo Freire
Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda".


"Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais".
"O mundo não é, o mundo está sendo".

"A leitura do mundo precede a leitura da palavra"

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".

"O homem, ser de relações, e não só de contatos, não apenas está no mundo, mas com o mundo"

"É porque eu amo o mundo que luto para que a justiça social venha antes da caridade"

"Somente o homem pode distanciar-se do objeto para admirá-lo"

"Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão."

"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".

domingo, 1 de maio de 2011

A função do pedagogo na escola pública



 Pedagogo-administrador,  pedagogo-supervisor, pedagogo-orientador.

No cotidiano freqüentemente nos deparamos com a seguinte indagação: “o que faz o pedagogo”? “qual a função do pedagogo”? dando a impressão que os autores destas perguntas desconheçam  qual é a função do pedagogo, o que ele faz, onde atua. Podemos entender essa alienação sobre o que faz o pedagogo como uma conseqüência da falta deste profissional na escola, isto porque a função do pedagogo está sendo exercida por outros profissionais da educação. Diante disso é que sentimos a necessidade de fazer esta reflexão sobre o papel do pedagogo na escola pública.
Para a realização deste trabalho fizemos pesquisa bibliográfica, e fizemos uso da nossa experiência enquanto acadêmicos.
Pretendeu-se que este trabalho proporcionasse, de forma muito sintética, mas objetiva, uma familiarização com as principais funções do pedagogo na escola pública, como também refletir sobre a importância deste profissional para a educação.
Como o campo de atuação deste profissional na escola é amplo (diretor, professor, supervisor, orientador, consultor, pode trabalhar também em empresas públicas e privadas) nos limitamos neste artigo a falar sobre o pedagogo-administrador, pedagogo-coordenador ou supervisor pedagógico, pedagogo-orientador, e por último a ausência do pedagogo na escola pública.
Entendemos que é urgente a necessidade de colocar este profissional no lugar que é seu de direito, até porque o pedagogo é especialista em educação por excelência, ou seja, é aquele que detêm os métodos e técnicas a ser utilizado no processo ensino-aprendizagem.

O pedagogo administrador
O pedagogo-administrador escolar gerencia  e supervisiona  o sistema de ensino cabendo a ele elaborar as políticas educacionais dentro de um contexto sócio-político-cultural, visando condições adequadas (materiais e ambientais) para a formação dos alunos.
É necessário que o pedagogo-administrador além de dominar as técnicas da ciência da administração, conheça também o contexto sócio-político-cultural da sociedade na qual está inserido, só assim, ele poderá administrar de forma eficaz, propondo soluções adequadas às mais variadas situações que forem surgindo.
“Na medida em que a prática da administração escolar é tratada ‘puramente’ técnica, são omitidas as suas articulações com as estruturas econômicas, política social, obscurecendo a análise dos condicionamentos da educação...”. (FELIX, 1989, p. 81-2)
são muitos os papéis a serem desempenhados pelo diretor dentro da escola, na área da gestão, animação e avaliação , exigindo deste a competência técnico-pedagógica para garantir o sucesso do processo ensino-aprendizagem.
O pedagogo-administrador não é o único responsável pela administração escolar, embora o corpo docente tenha funções diferentes, todos estão envolvidos direta ou indiretamente com a administração escolar, inclusive o educando e a sociedade.

O pedagogo supervisor
O papel do pedagogo supervisor na escola pública é auxiliar o corpo docente, visando aperfeiçoar o desempenho deste na utilização dos recursos didáticos, na metodologia de transmissão do conteúdo, e por fim, propor qual o tipo de avaliação  que proporcione resultados mais significativos ao desenvolvimento dos educandos.
“A atuação do pedagogo escolar é imprescindível na ajuda aos professores no aprimoramento do seu desempenho na sala de aula (...), na análise e compreensão das situações de ensino com base nos conhecimentos teóricos, ou seja, na vinculação entre as áreas do conhecimento pedagógico e trabalho em sala de aula”. (LIBÂNIO, 2000,p.54)
O pedagogo-supervisor deve conhecer os problemas, necessidades e recursos existentes na escola, só assim ele pode propor alternativas eficazes, que atendam as necessidades da escola onde atua.
Portanto é evidente que a atuação do pedagogo-supervisor na escola contribui com o processo ensino-aprendizagem, resultando em mudança de atitude do corpo docente e dos educandos, cujo resultado final é a melhoria no desempenho destes.

O pedagogo-orientador
A função do pedagogo-orientador é de assistir o aluno e toda a equipe que está envolvida no processo ensino-aprendizagem (professores, familiares e a sociedade), propondo alternativas que visem à redução da evasão escolar e o acesso de todos à escola, tornando-a igualitária e democrática.
Para que o pedagogo-orientador desempenhe sua função com diligência é necessário além da formação, que ele tenha condições adequadas de trabalho. Isso significa dizer que é preciso observar o número de alunos que o pedagogo pode atender sem comprometer a qualidade do processo.
“Numa escola com o número elevado de alunos em proporção a orientadores (...) ocorre certamente o atendimento de uns poucos alunos, ficando a maioria deles sem receber os benefícios da orientação educacional”. (Id.,Ibid,p.27)
Não há uma ação única que venha proporcionar melhoras no processo ensino-aprendizagem, mas, todas as funções didáticas são interdependentes, pois buscam um alvo comum: o sucesso do educando.
“A escola se compõe de um conjunto de funções, (...) e todas elas influentes, de sorte que a maneira como são conduzidas as ações em uma determinada área, afetam, de alguma forma as ações de outra área”. (LÜCK, 2001,p.78)

A ausência do pedagogo na escola pública
Como já foi afirmado no início deste trabalho, a função do pedagogo está sendo exercida por outros profissionais da educação, fator este que pode comprometer o processo de aprendizagem. 
O pedagogo é o profissional habilitado (por lei e formação) a preparar, administrar e avaliar currículos, programas escolares, além de estabelecer vínculos entre instituições de ensino, comunidade, familiares dos alunos e autoridades do setor educativo.
“...a presença do pedagogo escolar torna-se, pois, uma exigência do sistema de ensino e da realidade escolar, tendo em vista melhorar a qualidade da oferta de ensino para a população”. (LIBÂNEO,2000,p.55)
A nossa intenção é colocar o pedagogo no lugar que é seu de direito, o qual vai somar com os outros profissionais da educação e não fazer concorrência, pois todos os profissionais da educação têm uma função específica no processo ensino-aprendizagem, e o sucesso da escola depende da ação conjunta de todos.

Conclusão
Como foi dito anteriormente a função do pedagogo não está sendo exercida pelo mesmo, fator este que pode comprometer a qualidade do processo ensino-aprendizagem, percebe-se que é urgente a necessidade de colocar este profissional no lugar que é seu de direito, afinal, o pedagogo é especialista em educação por excelência, ou seja, é aquele que detêm os métodos e técnicas a serem utilizados no processo ensino-aprendizagem.
Pensa-se que o resultado obtido nesta pesquisa satisfaz os requisitos de objetividade e pequena dimensão que pretendia atingir. Pensa-se também que constituirá um auxiliar útil, de referência para o leitor que pretenda conhecer as principais funções do profissional da pedagogia. 
REFERÊNCIAS
SILVA, Marinalva da. O pedagogo na escola: um profissional que faz a diferença. 2002. 52 p.
Monografia apresentada ao curso de pedagogia da UFMA, como requisito para a obtenção do grau de Licenciatura Plena em Pedagogia.
http://www.enciclopedia.com.br.
GADOTTI, Moacir. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. Ed. Cortez. São Paulo. 1991.
Publicado em 22/06/2004 09:18:00
A FUNÇÃO DO PEDAGOGO NA ESCOLA PÚBLICA
Francisco Duque S. B. Filho
Artigo Científico apresentado ao profº José Batista de Oliveira.