segunda-feira, 9 de maio de 2011



Um AVA que vem tendo destaque entre as instituições, é o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), ambiente de aprendizagem desenvolvido pelo Australiano Martin Dougiamas em 1999. Desenvolvido em uma plataforma de Software Livre, de uma forma geral pode ser baixado, instalado e modificado por qualquer pessoa do mundo, estando disponível no Site http://www.moodle.org.
Por se tratar de uma ferramenta livre, o Moodle sai na frente de outras ferramentas por não ter custo de aquisição de licença. Utiliza a linguagem PHP e Banco de Dados MySql, mas é possível também utilizar outros bancos de dados que existem no mercado. O benefício por si só em ser gratuito não garante que a ferramenta venha atender a todos os aspectos e necessidades de todas as instituições que utilizam.
Por se tratar de código aberto, pressupõe que um programador possa alterar o código ou criar novos módulos para adpatar a necessidade de cada instituição. Mas essa é a hora de analisar qual a demanda para não errar na hora de escolher qual será a melhor ferramenta de Ava.
Portanto, cabe aos profissionais de Tecnologia da Informação, junto às pessoas interessadas na Implantação de um AVA, analisar criteriosamente qual será a demanda para buscar a melhor solução, mesmo que essa solução possa ter um custo de aquisição de uma ferramenta. Modelos prontos muitas vezes são engessados e geram mais trabalho do que solução e considero que estamos em constante processo de amadurecimento do E-learning, onde conquistar a confiabilidade e credibilidade do cursista é uma tarefa diária e falhas podem gerar uma desconfiança quanto ao uso da metodologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário